Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bico de Gás



Terça-feira, 30.01.07

Silly Season

Parece que começou oficialmente a caça ao voto. Eu pergunto-me: para quê uma campanha eleitoral? Não haverá promessas, "Eu farei isto", "O meu partido aquilo", "Ó sôtor a questão das pescas...". É, neste caso, uma pergunta de consciência, de opinião, que ainda por cima já foi feita há oito anos. Quem não se decidiu na altura e, a esta altura, ainda está indeciso não se vai decidir nunca.

Só se a tal campanha for destinada aos jovens que não tinham idade para votar em 98, mas mesmo esses têm já uma opinião formada. Toda gente em Portugal tem, somos um país de opiniões e certezas. Veja-se o caso da criança Esmeralda em que todos têm o que dizer pegando apenas em meia dúzia de factos que vê(e)m nos jornais. Parece-me que a campanha não é tanto para os indecisos, mas para uns fazerem ver a outros a sua decisão tentando mostrar como essa opinião é superior à dos antagonistas. Uma silly season por isto?


Ao menos que sirva para meter na cabeça das pessoas que, acreditando no sim, no não, ou no sopas, vão votar.
Não há razão para a abstenção. Nem sequer para aqueles anti-regime que não votam nas eleições para os cargos executivos. Do seu voto, no referendo, não resulta incoerência porque é apenas uma pergunta simples, não é o regime que vai a votos. Desta vez nem para o banhista.

Uma coisa garanto, se este tema não ficar resolvido a 11 de Fevereiro não volto a defender a opção do referendo. A minha resposta foi dada em 1998 e vai ser dada de novo, e pela última vez, em 2007. Não volto a responder à mesma pergunta "só" porque mais de 50% do povo não se quis envolver. Seria o mesmo que me obrigassem, agora, a repetir um exame da primária porque, naquele ano, o Zé Gazeteiro da turma faltou. Por isso, se este referendo voltar a não ser vinculativo, passo a defender que a solução cabe à Assembleia da República. Se o povo é chamado duas vezes a decidir e, das duas vezes, não o quis fazer então a Assembleia que decida.

ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 05:36


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Creative Commons License

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Janeiro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031