Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bico de Gás



Sexta-feira, 23.09.05

O Olho do Furacão

É dia 22 de Maio, 1281. O Japão encontra-se dividido. Após um golpe de estado, o Imperador H. é forçado a recolher-se em Kyoto, onde se encontra há anos. É na zona de Kamakura que governa aquele que é responsável pela queda do Imperador. É S., um Bakufu, um Shogun, Senhor da guerra que não tardará em ver posto à prova a sua liderança.

Nesse mesmo dia a frota de guerra de Kublai Khan parte do reino de Koryu. O objectivo é o pequeno e ingovernável território Japonês. A sua armada tem a dimensão do Mundo, desde barcos de guerra de alto mar, a cavalaria e soldados incontáveis. Divide-se o ataque em duas frotas, a Sul, que tomará Hirado e servirá de apoio no ataque ao Golfo Imari, e a frota Norte que atacará Tsushima e seguirá para a ilha Iki.

S. ouviu falar do imenso Império de Kublai pelas relações que mantém com a dinastia Sung, inimigos de Kublai. A descrição, feita por um espião mongol, da armada que se encontra a caminho do seu país impressiona-o. Como fará S. frente a tamanho império militar? Temendo o pior, já que as forças japonesas se encontram em menor número e não dispõem de barcos de ataque de alto mar, S. dirige-se a Kyoto disposto a pedir apoio ao imperador. Clama S. ao Imperador que o guie na tentativa de parar tamanha invasão. H. responde que “A resposta é a reza em todos os altares do Japão, pois não há neste Mundo força que trave Kublai Khan”. S., apesar do apelo do Imperador, reúne o máximo de soldados para tentar defender o território.

Na ilha Iki, seis soldados mongóis partem, comandados pelo General Hong, por ordem expressa de Kublai, rumo a Kyoto. O combate, que terá lugar na Baía de Hakata, servirá de táctica de diversão e terá de durar até ao retorno do general Hong.

Hong chegando a Kyoto, não encontra resistência e depressa invade o palácio do Imperador H. levando-o escoltado pelos seus soldados. Embarcam e rumam à ilha Iki. Quando chegam, já o resto da armada se encontra ancorada. A defesa japonesa tinha sido eficaz, havia algumas baixas mongóis, mas o prémio que Kublai sempre quisera estava agora a bordo trazido por Hong. A frota Sul chega em boa hora, após a conquista de Hirado. O ataque final no golfo de Imari mostrará H. aos japoneses, estes vendo o seu imperador pousarão as suas armas e a conquista será facilitada.

Ao chegar ao Golfo Imari a imensa frota depara-se com uns frágeis barcos pesqueiros atulhados de camponeses promovidos a soldados sem experiência, comandados pelo próprio S.. A desgraça japonesa parece estar apenas a começar. O general Kim encarregue do ataque, não hesita e mostra aos incrédulos japoneses o seu imperador em mãos mongóis. Seria mais fácil abdicar de lutar e permitir a extensão do império de Kublai até ao Japão.

H., num ritual único, curva-se e reza. “Será esta afinal a única salvação do Japão?”, pensa S., curva-se e repete o ritual de H. pelo que é imediatamente seguido por todos os japoneses.

É então que se levantam os ventos divinos (kamikaze) de uma tempestade que cresce até se transformar num furacão. É a ajuda divina ao Japão, um furacão no mar sobre a armada mongol. A frota de Kublai Khan depressa é aniquilada, perecem 100 000 homens em 4 000 barcos, os outros procuram a fuga, menos um...

O barco onde o Imperador H. se encontra a rezar não sairá do sítio, é o único local, bem no meio do coração da tempestade que se encontra calmo. É por isso todos os furacões, mesmo os de hoje, têm um olho de calmaria bem no seu centro. É onde H. se encontra a rezar...
ASENSIO (também no Sempiterna Temptatio)

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 00:38


1 faísca

De Anónimo a 26.09.2005 às 03:58

Lindo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Creative Commons License

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Setembro 2005

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930