Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Bico de Gás



Sábado, 02.10.04

PP- Partido Parasita ou Vírus?

O PP é um partido pequeno, tem relativamente poucos afiliados e obteve cerca de 8% de votos nas últimas eleições legislativas. Apesar de tudo chegou ao governo, devido às necessidades de um PSD fraquinho, que nunca governaria com estabilidade sem apoio de um outro partido.

O governo de Durão Barroso suportou durante cerca de dois anos os afiliados deste partido que participaram no governo, por exemplo o Dr. Paulo Portas, a Dra. Celeste Cardona, e o Dr. Bagão Félix, que apesar de independente partilha das ideias e modus operandi do PP. As lei de programação militar, o novo código do trabalho e a inércia do Ministério da Justiça são o que melhor define a actuação do PP no governo de Durão Barroso.

Durante estes anos o Primeiro-Ministro era sem dúvida a pessoa que liderava o governo não obstante o desejo de protagonismo do líder do PP. Este desejo, e a necessidade da coligação, acaba por obrigar o Dr. Durão Barroso (actual José Manuel Barroso) a aceitar certas situações que nunca pensou e que, de outro modo, nunca aceitaria.

No novo governo, Santana Lopes, como Primeiro-Ministro tem aparecido muito na televisão, mas não é ele quem domina o governo. Quem o faz é o Dr. Paulo Portas, na sombra, e todos podemos reparar nisso facilmente. Um dos ministros mais vistos é Bagão Félix, ao qual foi dado uma importância desmedida com a sua nomeação para Ministro das finanças. É ele quem define as politicas e orientações de todo o governo através do orçamento de estado. Um partido com 8% das votações e tem um Ministro das finanças? E o que dizer de Nobre Guedes, Ministro do Ambiente que anteriormente tinha defendido, precisamente, o desaparecimento deste Ministério? Agora a importância de Nobre Guedes é tal que já passa raspanetes ao Ministro (do PSD) António Mexia (ex-administrador da Galp) devido ao acidente de Leixões. O Dr. Paulo Portas sabe bem o que quer e para onde vai quando molda o orçamento de estado para permitir a Portugal adquirir novos equipamentos, segundo ele necessários, para as forças armadas...

O presidente Jorge Sampaio enganou-se. Ao dar outra oportunidade ao PSD para governar, acabou por dar de mão beijada o governo ao PP.
Se na primeira legislatura o PP funcionou como parasita (que come ou vive, neste caso governa, à custa de outros) nestes últimos meses o PP “evoluiu” para vírus. Um vírus define-se por ser um microorganismo que se aproveita de um hospedeiro mas no final acaba por destrui-lo, com a destruição do hospedeiro são espalhados novos vírus pelos organismos circundantes. O PP vai destruindo o governo PSD cuja morte está para breve (no máximo 2006) mas já está a espalhar novos vírus por outras instituições, a Caixa Geral de Depósitos que o diga, já lá tem a Dra. Celeste Cardona...o que se segue?
ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 01:52



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Outubro 2004

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31