Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bico de Gás



Terça-feira, 05.01.10

Considerações para João de Almeida

Apenas um parágrafo da argumentação, de João Pinho de Almeida, deputado do CDS, sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo:
Considero que o contrato de casamento constante do Código Civil é claro na opção numérica e de género: refere-se a duas pessoas, de sexo diferente. E pode alterar-se essa definição? Como diz o anúncio, pode mas não é a mesma coisa, ou seja, a criação de um novo conteúdo implica a respectiva criação de um novo conceito jurídico, concretamente, um novo contrato[1]. Admito a discutibilidade desta opção. No entanto, o direito comparado mostra que apenas 7 países optaram pela confusão[2], em termos jurídicos, entre uniões de pessoas de sexo diferente e do mesmo sexo, enquanto que, são mais de 30 os países que optaram pela manutenção do conceito de casamento e pela criação de um novo contrato para pessoas do mesmo sexo[3]. A título de nota, lembro que mais de 80% dos países do mundo proíbem ou não reconhecem uniões entre pessoas do mesmo sexo[4].

[1] Não há "criação de um novo conceito jurídico" (como se verá em baixo), é apenas o alargamento (a pessoas do mesmo sexo) do contrato já existente.

[2] O termo utilizado, "confusão", leva a pensar que os ditos 7 países onde o casamento se alargou aos vários tipos de casais vivem agora em reboliço jurídico. Temos Espanha mesmo aqui ao lado e da suposta confusão não nos chegam relatos.

[3] Se Portugal optar pela "manutenção do conceito de casamento", então aí é que será necessária a criação de um novo contrato jurídico. Na argumentação de João Almeida o ponto [3] é paradoxal ao [1].

[4] Isto é mesmo uma nota, são apenas números. Há países onde a homossexualidade é considerada crime punível com pena de morte. Esta nota em nada clarifica ou ajuda o debate, já que nem o mais arreigado conservador defenderia tal posição no Portugal de hoje.

ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 19:17


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Janeiro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31