Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Bico de Gás



Segunda-feira, 23.01.06

Quem fala assim

Ou é gago ou anda engasgado.

«...creio bem que para o PS e Sócrates foi preferível esta vitória fraca de Cavaco Silva à primeira volta do que uma 2ª volta sem hipóteses de sucesso entre Cavaco e Alegre. Primeiro, porque, o resultado seria seguramente uma vitória muito menos apertada de Cavaco, reforçando o seu peso político; depois, porque para o PS e muitos votantes soaristas seria insuportável o constrangimento de ter de apoiar o candidato que se apresentou contra o partido e ajudou à pesada derrota do seu candidato oficial. Do mal, o menos...» (Vital Moreira)


Primeiro, uma vitória à primeira volta nunca pode ser descrita como “fraca” uma vez que corresponde a mais de 50% dos votos validamente expressos. Pode é admitir-se que a vitória à primeira volta foi à tangente e esteve perto de se esvaziar.

Segundo, a ida a uma segunda volta talvez (talvez, porque agora ninguém vai saber) destabilizasse a certeza da vitória de Cavaco Silva e Alegre tivesse mesmo hipótese de uma luta ponto a ponto, desde que Manuel Alegre conseguisse fugir do apoio desta “esquerda” de mau perder.

Terceiro, a designação de “candidato oficial de um partido”, numas eleições presidenciais, é infeliz. Não era suposto existirem, mas que os há, há.

Vital Moreira pertence à esquerda dos 14,34%. Prefere, e sempre preferiu, uma vitória “curtinha” de Cavaco, mesmo que à primeira volta, para não ter que fazer o mea culpa. É um mal menor cinco anos com Cavaco. Umas semanas a apoiar Alegre, nunca!

Não me revejo nestas palavras, não pertenço a esta “esquerda”. Sou da esquerda cujo objectivo, não atingido, era o de colocar um homem de esquerda em Belém e não o de andar a brincar com o próprio umbigo ou a tentar tirar os Legos dos amiguinhos do lado.
ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 23:51



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Janeiro 2006

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031