Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bico de Gás



Segunda-feira, 23.01.06

Quem fala assim

Ou é gago ou anda engasgado.

«...creio bem que para o PS e Sócrates foi preferível esta vitória fraca de Cavaco Silva à primeira volta do que uma 2ª volta sem hipóteses de sucesso entre Cavaco e Alegre. Primeiro, porque, o resultado seria seguramente uma vitória muito menos apertada de Cavaco, reforçando o seu peso político; depois, porque para o PS e muitos votantes soaristas seria insuportável o constrangimento de ter de apoiar o candidato que se apresentou contra o partido e ajudou à pesada derrota do seu candidato oficial. Do mal, o menos...» (Vital Moreira)


Primeiro, uma vitória à primeira volta nunca pode ser descrita como “fraca” uma vez que corresponde a mais de 50% dos votos validamente expressos. Pode é admitir-se que a vitória à primeira volta foi à tangente e esteve perto de se esvaziar.

Segundo, a ida a uma segunda volta talvez (talvez, porque agora ninguém vai saber) destabilizasse a certeza da vitória de Cavaco Silva e Alegre tivesse mesmo hipótese de uma luta ponto a ponto, desde que Manuel Alegre conseguisse fugir do apoio desta “esquerda” de mau perder.

Terceiro, a designação de “candidato oficial de um partido”, numas eleições presidenciais, é infeliz. Não era suposto existirem, mas que os há, há.

Vital Moreira pertence à esquerda dos 14,34%. Prefere, e sempre preferiu, uma vitória “curtinha” de Cavaco, mesmo que à primeira volta, para não ter que fazer o mea culpa. É um mal menor cinco anos com Cavaco. Umas semanas a apoiar Alegre, nunca!

Não me revejo nestas palavras, não pertenço a esta “esquerda”. Sou da esquerda cujo objectivo, não atingido, era o de colocar um homem de esquerda em Belém e não o de andar a brincar com o próprio umbigo ou a tentar tirar os Legos dos amiguinhos do lado.
ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 23:51


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Janeiro 2006

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031