Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bico de Gás



Domingo, 23.01.05

Mui leal e invicta

O Porto é uma grande cidade. É! Mas não por mérito próprio. É uma grande cidade apenas porque é a segunda maior do país e isso não é mérito, é unidade de grandeza. Aliás no Porto tem-se muito a teima de ser grande, é a mania da grandeza. Mas ser grande não é tudo.

Todos ouvimos as declarações de Nuno Cardoso, Ex-Autarca do Burgo. Foram despropositadas, sem qualquer tipo de justificação, insultuosas e às quais não podemos dar mais atenção do que o tempo necessário para as lamentar. Não conheço o tipo de reputação que Nuno Cardoso tinha da sua aventura de reconquista da autarquia, mas este tipo de discurso não o pode favorecer nas próximas eleições à Câmara Municipal.

Pessoas com pouco ou nenhum nível, com pouco de honroso ou respeitável, sem qualquer tipo de competência, muito preocupados com o próprio interesse, muitas vezes mesquinho, enfim, caciques (palavra tão do agrado lá para as bandas abruptas) repletos de ambição, ávidos de poder, parece que é o que o Porto mais tem para oferecer. Além de Cardoso, temos Rui Rio, Pinto da Costa, Pôncio Monteiro, etc. O engraçado é que alargando só uns poucos quilómetros, podemos encontrar muitos mais, desde Luís Filipe Menezes a Narciso Miranda, Manuel Seabra, o clã de Valentim Loureiro entre muitos outros.

A cidade, posso dizer mesmo a região, sofre de um mal viscoso que parece não despegar destas personagens. É o bairrismo bacoco, pacóvio, ridículo, simplório, grotesco, risível. É por isto que a cidade do Porto não se destaca no país, não mostra iniciativas louváveis pelo país inteiro, não fomenta desenvolvimento, não promove actividades de nível nacional.

Com as devidas diferenças e olhando para Barcelona. Nunca esta cidade catalã se acomodou a ser uma cidade periférica, secundária em relação a Madrid. É uma cidade que mostra de ano para ano uma evolução evidente.

Não haverá pessoas competentes com ideias de desenvolvimento viáveis para a região? A mui leal e nobre cidade invicta é também a eterna bairrista, e custa-me dizer isto porque esta é a minha região.
ASENSIO

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 23:23


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Creative Commons License


Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Janeiro 2005

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031